A importância do Feedback
a prática do feedback será decisiva para que você alcance êxito
*Por Jo Lima
Publicado em 20 abril, 2021
Se você busca desenvolver uma equipe de alto desempenho, uma verdadeira equipe de ninjas, certamente a prática do feedback será decisiva para que você alcance êxito, consiga qualificar constantemente sua equipe de colaboradores e também amplie seus aprendizados, porque o gestor também deve pedir feedback do seu desempenho aos seus colaboradores, coisa que ainda é muito raro no mercado de trabalho brasileiro.
É uma das ações que um gestor deve ter como prática/ação importante para melhorar a performance da sua equipe.
No meu entender, o feedback vai além de um resultado positivo ou negativo; é uma prática que serve para encorajar, criar confiança e visa a solução de problemas e o aprimoramento das habilidades dos integrantes da nossa equipe e mais. Na minha avaliação, a prática do feedback é positiva em todas as dimensões da nossa vida.
Há uma frase de Santo Agostinho, que diz o seguinte: “Prefiro os que me criticam, porque me corrigem.”
O feedback nos qualifica, nos possibilita ampliar nossos horizontes. Nosso entendimento sobre os outros e sobre nós mesmos é redimensionado quando recebemos ou oferecemos um feedback e ele deve servir para contribuir com o pensar e agir das pessoas, com foco na melhoria contínua.
Acontece que dentro da normalidade o feedback ainda é usado no nosso país com foco no erro e, muitas vezes, ainda é confundido com um momento de punição.
Por exemplo: as pessoas fazem 10 ações perfeitas durante o seu dia de trabalho e se deixar alguma atividade pendente ela é chamada atenção por ter deixado de cumprir esta atividade, ou seja, parece que tudo o que ela fez de bom é esquecido ou perdeu a importância.
Além disso, é vital deixar claro que o foco no erro não desenvolve a autoestima das pessoas que integram o nosso time de trabalho, porque a pessoa que está na sua equipe vai criar na mente dela o entendimento de que ela só é convidada para levar broncas.
Nós precisamos aprender a trabalhar o reconhecimento na nossa equipe, que erra e o erro faz parte do acerto e precisamos internalizar o hábito de reconhecer os acertos de cada integrante do nosso Time. Nós somos falíveis!
E mais, com o advento da pandemia, nós nos tornamos adultos inéditos, estamos reaprendendo a fazer o que já fazíamos antes.
Estamos nos reinventando e temos que inovar, internalizando novos hábitos e nesse contexto o erro é totalmente aceitável para alcançarmos o acerto.
E quando nós estamos aprendendo ou reaprendendo, o nosso foco deve ser estruturado, visando aperfeiçoamento contínuo e não perfeição, porque ninguém viveu o contexto organizacional que estamos vivendo hoje.
Mas independente de contexto, saiba que todo ser humano carece de reconhecimento.
Não se trata de ser bonzinho, mas de ser inteligente.
Convido você a saber mais sobre a importância do feedback, acessando no meu canal no Youtube: Jo Lima Educação Corporativa: https://www.youtube.com/channel/UCRlwwM8VZzq0sE61ZO0umwA
Me acompanhe também nas redes sociais: @jolimaeducacaocorporativa.