Soft Skills: As habilidades dos profissionais de alto desempenho do agora e do futuro
O profissional do futuro vai ter que aprender para sempre.
*Por Jo Lima
Publicado em 6 abril, 2021
Você sabia que a ONU listou as 10 habilidades mais importantes para os profissionais do futuro e para o espanto da maioria das pessoas, predomina habilidades comportamentais (Soft Skills) e não habilidades técnicas (Hard Skills). Ou seja, se você deseja ser bem-sucedido na sua carreira profissional, você deve saber pensar e não mais saber o que pensar. Na era digital e no contexto de incertezas que vivemos, com pandemia, com trabalho remoto, com mudanças significativas nas relações de emprego e trabalho, decorar fórmulas já não faz mais sentido porque as respostas estão prontas na internet. Saímos da era das certezas e passamos a viver na era das disrupturas e a sensação que tenho é que estamos dirigindo nosso carro numa estrada e precisamos recalcular a nossa rota com o nosso GPS sem funcionar, ou seja, o nosso direcionamento hoje exige muito mais do nosso emocional do que em qualquer outra época.
Precisamos aprender a aprender diariamente e isso nos coloca em teste e nos impõe aguçar nossa intuição, sensibilidade e intenção para fazer a coisa acontecer e aprender com os nossos erros.
O profissional do futuro vai ter que aprender para sempre, aquela expressão usada no passado de que alguém quando concluiu uma faculdade estava formado, precisa ser desconstruída porque o lema atual é aprender todos os dias e dizem os estudiosos que este profissional vai ter ao menos 5 carreiras ao longo da vida e isso se elas não acontecerem ao mesmo tempo.
Nesta lógica nós precisaremos aprender, desaprender e reaprender para nos mantermos em desenvolvimento contínuo e o que mais me chama atenção é que independente do que vai acontecer no futuro nós estamos hoje ficando cada vez mais competentes em compreender o cérebro e a inteligência, mas estamos cada vez menos evoluindo a nossa consciência e a grande maioria das pessoas confundem inteligência e consciência.
Inteligência é a capacidade de resolver problemas, mas a consciência é a capacidade de sentir. A consciência nos prepara para lidarmos com as nossas emoções e se a gente não aprender a lidar melhor com as nossas emoções, nós vamos continuar criando cada vez mais Robôs Humanos, porque não precisamos ser um robô para agir como um.
Tá mais do que na hora de desenvolvermos nossa consciência ampliando nossa competência emocional para fortalecermos nossa capacidade de superação e mesmo que já tenha referido em outros textos que o meu conceito de futuro difere do entendimento da maioria das pessoas, reforço aqui que o meu conceito de futuro é o do Santo Agostinho, que entendia o futuro como um presente contínuo.
Portanto, o futuro está acontecendo diante dos nossos olhos e é agora que devemos ampliar nossas habilidades socioemocionais!
Saiba mais sobre as competências dos profissionais do futuro, te convido a se inscrever no meu Canal no Youtube Jo Lima Educação Corporativa: https://www.youtube.com/channel/UCRlwwM8VZzq0sE61ZO0umwA
, nele há inúmeros vídeos onde falo sobre estes temas e muito mais.
Um forte abraço e conte sempre comigo.