Como lidar com feedbacks negativos?
Independente de contexto, entendo que receber críticas exige de nós uma racionalidade e desapego que nos mantenha com a nossa lucidez em alta, para aprender com as sugestões de melhorias que recebemos ao longo da vida.
Me entendo como uma pessoa que é uma eterna aprendiz e tenho humildade suficiente para saber que não nasci pronta e que vou me aprontando ao longo da vida e isso implica dizer que cometerei erros.
Errar é humano. Por isso, fico impressionada como a grande maioria das pessoas ficam desapontadas, e muitas vezes enfurecidas quando recebem um feedback negativo sobre o seu trabalho ou atitude com os outros.
Acontece que a pandemia nos impôs novas formas de fazer o que já fazíamos antes e isso implica dizer que somos adultos inéditos, que estamos aprendo a aprender diariamente e atualizando os nossos entendimentos, desde coisas bem simples às mais complexas. Logo, nós erraremos mais, seja porque precisamos nos desapegar de entendimentos que hoje não trazem mais eficácia, seja porque precisamos internalizar novos hábitos e a curva de aprendizagem vem com erros menores ou maiores, mas o certo é que eles acontecerão e nós também precisamos entender que a busca do aperfeiçoamento vem forjada na tentativa e erro.
Mas porque somos tão sensíveis ao ponto de muitas vezes negarmos o ponto de vista dos colegas de trabalho, gestores, clientes, familiares e amigos, só porque eles podem pensar contrário daquilo que pensamos?
Na minha avaliação, a resposta está no nosso alter ego, que na grande maioria das vezes não é ensinado a aprender a lidar com frustrações, que não aprendeu a entender que a verdade é só um ponto de vista e que as pessoas podem pensar diferente e isso no coletivo traz grandes soluções e desenvolvimento, se houver diálogo e escuta ativa.
- Ouça cada crítica que fizerem sobre você com a devida atenção e não se preocupe em ter pressa para reagir ao comentário que você recebeu, porque no calor da situação podemos agir de forma impensada e muitas vezes agressiva. Pense que a informação que você está recebendo pode ser muito útil e que vai ajudar na sua qualificação, mesmo que ela venha embalada numa ironia.
Lembre-se que você é humano e naturalmente falho e que o erro está no pacote da sua jornada de vida.
- Também sugiro que você tenha o cuidado de pedir detalhes daquilo que estão sugerindo você melhorar, para que o seu ajuste seja o mais assertivo possível e é sempre bom pedir a opinião de outra pessoa alheia ao contexto do feedback negativo, para você reforçar os pontos de melhorias e lembre-se de não permitir que o feedback negativo isole você do convívio com seus colegas e gestores, familiares e amigos.
Ao longo da minha carreira profissional eu sempre solicito feedbacks do meu trabalho e busco acolher as críticas como um aprendizado, que vai me diferenciar em cada oportunidade que eu tiver de compartilhar os meus conhecimentos com as mais diferentes equipes.
Há sempre o que melhorarmos nas nossas entregas e interações e muitas das vezes, aqueles que foram nossos críticos, passam a integrar o time daqueles que são nossos defensores, a depender da forma como reagimos as críticas que receberemos.
Além disso, tenho a crença de que só evoluímos e alcançamos alta performance naquilo que fazemos mediante a adoção do entendimento da melhoria contínua, ou seja, é inesgotável a nossa fonte de aprendizados e sorte de quem tem a mente aberta e receptiva às novas ideias, porque esta pessoa nunca ficará obsoleta, independente da sua idade e hoje, mais do que nunca, estamos convivendo com muita gente obsoleta, que reluta de forma incisiva a ouvir uma sugestão de melhoria e nega a realidade atual, que está acelerada e repleta de desafios.
Bora melhorar o mundo através das nossas atitudes.
*Por Jo Lima
Publicado em 29 de junho de 2021
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*Jo Lima é coach, palestrante e mentora em desenvolvimento humano e capacita profissionais para alta performance e gestão de equipes.
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